terça-feira, 1 de novembro de 2016

Vanderlei Cappellari um homem de competências!

TRANSPORTES Notícia da edição impressa de 10/09/2014

Táxis da Capital começam a ser monitorados por GPS


Medida trará mais segurança e mostrará a real dimensão da frota
Jessica Gustafson


Até o final deste ano, os 3.921 táxis da Capital estarão equipados com GPS e botão de pânico. Inicialmente, dez veículos estão recebendo os equipamentos para testar o projeto da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), desenvolvido em parceria com a empresa Show Tecnologia do Brasil Ltda, vencedora da licitação.

A instalação, que teve início ontem, deve trazer mais proteção e segurança para os taxistas, além de mostrar a real dimensão da frota em relação à demanda dos usuários do sistema. Os dados transmitidos por GPS serão enviados, via antena de transmissão (satélite), para a EPTC. Os permissionários igualmente receberão os dados fornecidos pelo sistema de monitoramento. O sinal do botão de pânico será recebido, também, pela Brigada Militar.

De acordo com o diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari, o rastreamento da frota vem sendo discutido desde 2011, mas foi realmente efetivado a partir da determinação contida na nova Lei Geral dos Táxis, sancionada em fevereiro. “Isso vai proporcionar tanto para nós quanto para o permissionário a gestão do serviço, ampliando a qualidade e a segurança. A frota hoje atende bem à população e, de acordo com uma pesquisa nacional, o serviço de táxis de Porto Alegre é considerado o segundo melhor do Brasil. A intenção é tornar o melhor do País”, explica.

A partir da instalação do botão de pânico, o taxista pode acioná-lo em qualquer situação de emergência – a mensagem será recebida na EPTC e no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp). Assim, uma viatura será deslocada imediatamente para o local em que o veículo se encontra. Além disso, o sistema viabilizará maior comunicação em dias de grandes eventos, e o passageiro poderá fazer reclamações mesmo sem anotar o número do prefixo. “Teremos o posicionamento do carro em qualquer lugar da cidade 24 horas por dia e poderemos entrar em contato imediatamente com o taxista, pois todos os trabalhadores estarão com seus dados cadastrados em nosso sistema”, ressalta Cappellari. Outro objetivo é que os taxistas alertem a EPTC quando presenciarem algum acidente.

Desde março, os táxis já estão com os horários de uso da bandeira 2 ampliados como forma de ressarcir os permissionários dos custos de instalação e manutenção dos equipamentos. Walter Barcellos, presidente da Associação dos Permissionários Autônomos de Táxi de Porto Alegre (Aspertáxi), afirma que a compra de um taxímetro moderno que comporte o rastreamento custa cerca de R$ 700,00. Entretanto, os antigos podem ser adaptados, com custo de R$ 300,00. Já a manutenção do sistema sai por R$ 71,70 mensais. “O sistema deveria ter sido instalado há seis meses, mas a burocracia foi grande. O importante é que, a partir de agora, saberemos se os veículos estão rodando. Isso trará mais controle aos permissionários”, considera.

Motorista de táxi há 22 anos, José Cestari, de 62 anos, avaliou como positivo o projeto. Segundo ele, os taxistas estarão mais seguros e os passageiros também ficarão mais tranquilos. “Já visitei diversas cidades do País e acho o nosso sistema de táxi o melhor. Qualquer tipo de novidade que melhore nosso trabalho deve ser aprovada pela categoria. Eu sou a favor também da instalação de câmeras dentro dos veículos, para que a segurança seja ainda maior”, afirma. 

Resumo do perfil de um grande homem que dedicou sua vida para trabalhar e tornar a capital em uma cidade melhor: Vanderlei Cappellari 

Projetos na EPTC


No comando da EPTC, foi o responsável pela implantação de semáforos inteligentes, da segunda passagem gratuita nos ônibus, bilhetagem eletrônica nas lotações e do sistema de bicicletas públicas de aluguel (BikePoa). Também implantou duas novas faixas exclusivas para ônibus, nas avenidas Cavalhada e Brasil, assim como a restrição e reorganização do trânsito de veículos pesados na área central e a ampliação da malha cicloviária da Capital, entre outros projetos significativos.

Outra importante ação coordenada por Cappellari como presidente da EPTC, em parceria com demais órgãos e secretarias da prefeitura, foi a criação do Caminho do Gol e o esquema especial de trânsito aplicado durante a Copa do Mundo, com grande aceitação e visibilidade pela população.


Brasileiro, natural de Putinga, 55 anos, casado.
Formado em Contabilidade.
É servidor de carreira da prefeitura desde 1981, integrante da primeira turma de funcionários da EPTC. Também atuou na Secretaria de Esportes da Capital e na Secretaria de Mobilidade de Canoas. 


Já atuou como Diretor de Trânsito e Circulação e Gerente de Fiscalização de Trânsito e Transporte na EPTC
.

Foi Diretor de Transito em Canoas

Secretário de Mobilidade Urbana de Porto Alegre, Diretor Presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).

Conselheiro Titular do CETRAN/RS (Conselho Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul)

Membro da Câmara Temática de Habilitação do Denatran – 2014/2015

Membro do Consórcio Metropolitano de Gestores Públicos

Membro do Grupo de Trabalho Interfederativo

Reconhecimentos e prêmios

XVIII Prêmio Volvo de Segurança no Trânsito


Vencedor Nacional do XVIII Prêmio Volvo de Segurança no Trânsito Categoria Cidade – um projeto desenvolvido pela EPTC, visando incentivar e divulgar as boas práticas de segurança no trânsito. O prêmio foi entregue na sede mundial da montadora – Suécia – 2009/2010.

Anfitrião e Coordenador da Reunião de Trabalho da Unidade Temática e Desenvolvimento Urbano


Anfitrião e Coordenador da Reunião de Trabalho da Unidade Temática e Desenvolvimento Urbano e ainda, o Seminário de Mobilidade Urbana e Inclusão Social da Rede Mercocidades, realizado em Porto Alegre – novembro 2010

Coordenador e Anfitrião da 75ª. Reunião do Fórum Nacional dos Secretários da ANTP


Coordenador e Anfitrião da 75ª. Reunião do Fórum Nacional dos Secretários da ANTP, realizado em Porto Alegre – junho de 2011.
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